Imersão Vamos Plantar sua Horta

Aulas práticas para cultivar alimentos e plantas medicinais sem veneno de maneira simples, rápida e econômica.
Informe um endereço de e-mail válido.
Respeitamos sua privacidade.

Faça sua inscrição e ganhe um calendário de plantio no seu email

Programação das aulas

Aula 1 - terça, 2 de abril, às 20h

Comece sua horta pela cozinha
Sua cozinha já é uma horta em potencial. Nesta aula você vai aprender a identificar os tipos de propagações, sementes e rebrotação dos alimentos.

Desafio: separar as sementes dos vegetais que você consome

Aula 2 - quarta, 3 de abril, às 20h

Escolheu as sementes? Hora de plantar!
Esta vai ser uma aula prática para você aprender a plantar as sementes da sua cozinha

Presente para quem estiver ao vivo:  Tabela de 100 plantas com método de reprodução

Aula 3 - quinta, 4 de abril, às 20h

Além da cozinha: um jardim medicinal e comestível para chamar de seu
Quando você planta um jardim fora, planta também dentro de você. Nesta última aula, a Mafê vai ensinar o método para criar um jardim medicinal e comestível para ter sempre alimentos e remédios em abundância em casa.

Presente para quem estiver ao vivo: Sorteio de livro e kit de sementes

Sexta, 5 de abril, 8h

Abertura das inscrições para o Clube da Horta

10 razões para você começar a plantar seus alimentos e remédios em casa
  • Alimentos sem veneno: você garante que vai fazer a colheita de alimentos nutritivos sem o uso de agrotóxicos, que causam diversos tipos de doenças
  • Independência alimentar: ao cultivar seus próprios alimentos, você não fica dependente de supermercados ou da disponibilidade sazonal de certos produtos.
  • Economia financeira: plantar em casa pode economizar uma quantidade significativa de dinheiro.
  • Variedade de cultivos: você vai descobrir que existem variedades de vegetais, ervas e frutas para cultivar, permitindo uma dieta diversificada e rica em nutrientes.
  • Redução do desperdício: colha apenas o que você precisa no momento, reduzindo o desperdício de alimentos e contribuindo para um estilo de vida mais sustentável.
  • Exercício físico: a jardinagem é uma forma prazerosa de se exercitar, ajudando a melhorar a saúde cardiovascular, fortalecer músculos e aliviar o estresse.
  • Educação alimentar: envolver-se na jardinagem caseira ensina às crianças e adultos sobre a origem dos alimentos
  • Espaços pequenos: mesmo em espaços limitados, como apartamentos ou varandas, é possível cultivar uma variedade de ervas e vegetais.
  • Redução do estresse: passar tempo na jardinagem pode ser uma atividade terapêutica, ajudando a reduzir os níveis de estresse e ansiedade.
  • Aumento da autoestima: ver o crescimento das suas plantas e o sucesso da sua colheita aumenta a autoestima e a sensação de realização.
Quem é a Mafê?

Sou uma jardineira agroecológica

Depois de 16 anos trabalhando como executiva em multinacionais, o cansaço, a correria do dia a dia, a sensação de não ter tempo para nada e a frustração de sentir que eu me afastava cada vez mais do que fazia meu coração vibrar cresciam em mim. A ansiedade de dias que se repetiam e de uma vida vivida em função dos finais de semana e das férias me incomodava e tudo isso me levou a olhar para dentro e buscar o que realmente me movia e me enchia de energia.

E foi durante um curso de herbalismo que eu entendi que esse era o caminho que eu precisava seguir e que meu desejo maior era permitir que mais pessoas fizessem esse caminho de reconexão consigo mesmas e com a natureza por meio das plantas, dentro de suas casas.

Foi nesse momento que a agroecologia e a permacultura surgiram na minha vida e me ensinaram a observar e respeitar os ciclos naturais; a usar esse mundo das plantas para regenerar a mim mesma e ao planeta e tornar minha vida e meus hábitos mais saudáveis e sustentáveis.

Hoje eu levo mais verde e vida para casa das pessoas desenhando e implementando jardins comestíveis e hortas, mesmo nos menores espaços; ensinando pessoas a plantarem seu alimento e seu remédio.